Quando o destino se modifica, uma nova esperança surge
No ano de 1997, Dirceu Souza Malaquias trabalhava como metalúrgico, funcionário dedicado e pai de família presente, vivia uma vida normal quando ao ir para o serviço, em sua bicicleta, foi atingido por um carro em alta velocidade, que o fez despencar 10 metros de um viaduto.
Atrás de Dirceu estava a brigada militar que o socorreu imediatamente e o levou ao hospital mais próximo. Malaquias fraturou gravemente a coluna e foi submetido a uma delicada cirurgia na medula, mas isso não o impediu de perder o movimento das pernas. Ao receber a notícia de que ficara paraplégico, se apegou em sua família, mas a tristeza era imensurável.
“Parecia um pesadelo, foi cruel, pois eu era muito ativo, jogava futebol de salão três vezes por semana e de repente me encontrava naquela situação” relatou o cadeirante.
Durante muito tempo, Dirceu ficou revoltado com a vida, raramente passeava e pouco conversava com outras pessoas. Foi quando em 2006, o voluntário da Acadef, Jair Silveira, fez uma visita para Souza juntamente com o projeto ‘Cuidar’ e o convidou a conhecer e participar dos projetos da Acadef.
Ao ser apresentado à instituição, Dirceu pôde ter contato com pessoas que viviam na mesma realidade que ele, e descobriu que a felicidade batia novamente em sua porta. Rapidamente, foi inserido no PIC – Programa Integral de Capacitação, o qual segundo ele, foi o primeiro progresso que teve desde o acidente. E a partir do interesse pela oficina de artesanato, começou a auxiliar os instrutores durante as aulas, explicando e ensinando aos colegas a prática de produzir papel reciclado.
Hoje, passada esta etapa, Malaquias atua como voluntário no projeto ‘Cuidar’, que realiza visitas a residências de pessoas que possuem casos semelhantes, que o fazem lembrar de si quando adentrou a ACADEF. Através de seu início no PIC, o qual foi o estopim de sua história com a Associação, Dirceu teve a certeza de que o progresso existe, enxergando inúmeros horizontes, transformando destinos assim como ocorreu consigo.