PROJETO CUIDAR

A proposta do Projeto Cuidar foi apresentada no ano de 2005, e desde então, tem sido regida pela solidariedade e vontade de transformar a realidade de muitas pessoas que estão afastadas do convívio social e a busca pela participação social das pessoas usuárias de cadeira de rodas.

As ações, previstas no projeto, são com vistas à inclusão social da pessoa com deficiência. Através de um grupo de cadeirantes voluntários, que visitam a residência da pessoa para construir vínculo, trocar experiência, levar informações e se tornar uma referência ou “padrinho” deste futuro Acadefiano.

O Projeto Cuidar visa fomentar a participação social que tem como norte a construção com o grupo para a garantia de direitos, igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e universalização do acesso. Por isto, o Projeto Cuidar tem como meta, maior interface com os conselhos municipais de direitos, ministério público e movimentos sociais que lutam pela defesa intransigente dos direitos da pessoa com deficiência.

Objetivos

– Articular os recursos da comunidade e da rede social;
– Estimular o exercício pleno da cidadania;
– Oportunizar o fortalecimento da autonomia e independência das PCDs levando-os a criarem condições para romperem com o processo de fragilização e vulnerabilidade social e de saúde.

A visita domiciliar é realizada, semanalmente, alternando entre os voluntários, juntamente com uma estagiária de Serviço Social devidamente capacitados para a sensibilização. As visitas serão distribuídas conforme o bairro de origem dos voluntários, esta estratégia possibilitará ao visitador maior adesão ao projeto.

Foram realizadas 840 visitas domiciliares durante ano 2016
Total de Pessoas cadastradas – 910

Share