PIC – Programa Integral de Capacitação

O Programa Integral de Capacitação – PIC visa apoiar as pessoas com deficiência física, em suas iniciativas pessoais, profissionais e sociais, no sentido de integrá-las a sociedade e ao mundo. Em execução desde 1995 através de uma parceria entre a ACADEF e a Prefeitura Municipal de Canoas, o PIC tem obtido sucesso na inclusão social, vivencias e geração de renda.

Isto acontece através de oficinas como: Informática, Cidadania, Atividade Motora Adaptada, Inglês Básico, Papel Reciclado, Artesanato em Geral, Grupo de Mediação Psicopedagógico, Oficina de Linguagem, palestras e visitas técnicas. Estas oficinas acontecem nos turnos da manhã e tarde, 4 vezes por semana.

Todas estas atividades visam levar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar com a produção de artesanato ou com a prestação de serviços em sua própria casa, e também buscam a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade com qualidade de vida.

Desta forma a pessoa com deficiência que chega na ACADEF, encontra um ambiente propício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um local adaptado que, na medida do possível, conta ainda com o transporte, também adaptado, oferecido pela Associação.

Sendo assim, a ACADEF mantém o PIC, viabilizando ao deficiente, a possibilidade de desenvolver uma vida independente, uma melhor socialização e uma ocupação laboral, de maneira a dar novos rumos a sua vida.

No quadro Páginas de Sucesso, o leitor poderá conhecer as histórias dos alunos do PIC dentro e fora da ACADEF, através de depoimentos, vivencias e relatos de superação que transformaram suas vidas.

Alunos:

Iara Luciana Coromberque Anderson Farina Styrnik
Dirceu Souza Malaquias Leandro Mello da Silva
Rodrigo Pagani Xader Correa
Denise BandeiraLuis Claudio Martins da Silva
Maria Dinorá LacerdaMaicon Silva
Solange CorreaGladistoni Ribeiro de Paula
Paulo José Santos Rodrigo Barboza
Lucas Torres Cardoso










Como participar?

As inscrições são feitas na secretaria do Programa, na ACADEF, de Fevereiro à Outubro.
O candidato à vaga, morador da cidade de Canoas, passará por uma entrevista com a Psicopedagoga e também será orientado a providenciar alguns documentos para a formalização da inscrição.
Empresas e pessoas físicas também podem participar deste projeto de responsabilidade social, investindo na qualificação de pessoas com deficiência.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3466-9621 ou pelo e-mail qualificacao.pic@acadef.com.br.

Compartilhe em suas redes sociais