Prêmios de reconhecimento pelos serviços prestados
A ACADEF fundada em 20 de maio de 1984, completou 36 anos de existência em 2020.Com o decorrer do tempo, recebeu diversas premiações pelo trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência, no âmbito municipal e estadual.
Confira abaixo a galeria de prêmios:
A ACADEF é uma das 15 melhores Instituições para trabalhadores com deficiência
Edição 2018
O prêmio de reconhecimento foi concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, após analisar o trabalho realizado por empresas do Brasil inteiro, chegando a visitar as instituições inscritas. O objetivo do prêmio é estimular as organizações a aperfeiçoar programas e projetos a respeito da diversidade.
Ficamos extremamente lisonjeados, pois aqui na Associação somos protagonistas e nossas práticas de acessibilidade, cultura organizacional, recrutamento e seleção, gestão de pessoas com deficiência e protagonismo foram reconhecidas entre “gigantes” como IBM e Mc Donald’s, por exemplo.
Junto a isso, os próprios profissionais respondem um questionário relatando como se sentem trabalhando na nossa Instituição, ou seja, agradecemos a confiança do colaborador que foi importante nesta premiação em nível Nacional.
O nosso desejo é que estas práticas se mantenham, assim como a satisfação dos nossos colaboradores em fazer parte desta história.
Patrícia Marcelino
Presidente da ACADEF
Top Cidadania da ABRH 2017
Com o objetivo de reconhecer, incentivar e divulgar as atividades das instituições do Estado do Rio Grande do Sul, a ABRH-RS instituiu os prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania que são reconhecidos pela sociedade e imprensa como umas das premiações mais cobiçadas na área.
A ACADEF na edição de 2017 concorreu com o case Projeto Cuidar e foi uma das vencedoras do Top Cidadania na Categoria Organização sem fins lucrativos.
O evento de premiação foi realizado no dia 27 de setembro no Grêmio Náutico União.
A ACADEF levou para receber o prêmio, todos integrantes do Projeto Cuidar e colaboradores da elaboração do case. A assistente social Patrícia Bittencourt representou a todos recebendo o troféu que ilustra o mérito do importante trabalho realizado no município de Canoas.
Resultados e ojetivos do Cuidar
No ano de 2017 foram realizadas 840 visitas domiciliares a pessoas com deficiência que sofreram algum tipo de trauma. O projeto visa resgatar a autoestima, levar informações e trazer as pessoas para a associação, no intuito de melhorar sua qualidade de vida, promover o acesso a reabilitação, habilitação e orientações em conjunto com a rede de serviço social da região.
As visitas são conduzidas por cadeirantes voluntários, acompanhados pela equipe de serviço social. O Cuidar é uma iniciativa da ACADEF e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Canoas. Parabéns a todos envolvidos.
PRÊMIO ESTADUAL MÉRITO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER
A Associação Canoense de Deficientes Físicos – ACADEF, recebeu o Prêmio Estadual Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, na sexta-feira (29), com o case do Programa Preservi.
O evento aconteceu no Clube Farrapos, em Porto Alegre, que mais parecia uma floresta, diante do verde implantado no salão. O Prêmio foi uma iniciativa da Revista Ecologia e Meio Ambiente e tem a chancela da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).
O Programa Preservi, de educação ambiental e inclusão social é uma ação da ACADEF em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas e apoio do Conselho Municipal de Canoas, que tem o objetivo de fomentar a consciência ecológica em crianças, através de saídas de campo a locais de referência ambiental.
Até os dias de hoje, o Preservi atendeu mais de 5 mil alunos e 361 professores com 152 saídas de campo gratuitas. A equipe do mesmo esteve presente na premiação. Segundo Jorge Cardoso, fundador e presidente da ACADEF, o mérito ambiental é muito importante para a Associação. “Roessler foi um pioneiro da ecologia no Rio Grande do Sul, assim como nós, em 2003 quando o projeto foi criado.
Conseguimos ligar a educação ambiental com acessibilidade para as pessoas com deficiência e estamos tendo muito sucesso.” Por ser o mais antigo no projeto, Charles Machado – motorista, recebeu o prêmio juntamente com o presidente. Venceram também as empresas BRASKEM, Colégio Anchieta, RANDON, Cooperativa Vinícola Garibaldi, TODESCHINI, BIANCHINI, CORSAN, entre outras.
ACADEFIANA É AGRACIADA COM O PRÊMIO PICUCHA MILANEZ
A noite do dia 10 de março de 2011 foi marcante para a Acadefiana Maria Suzana Nunes Cardoso. Gestora de Administração da entidade e uma das fundadoras, ela foi agraciada com o prêmio Picucha Milanez, da Câmara de Vereadores de Canoas, por seu trabalho às pessoas com deficiência. A cerimônia ocorreu no grande expediente da sessão, com início às 18h15. O prêmio é ofertado desde 1997, quando foi decretada uma lei. A cerimônia sempre ocorre em data próxima ao Dia Internacional da Mulher (08/03).
Cada bancada da casa legislativa escolhe uma representante canoense, por sua importância na comunidade. Suzana foi a indicada do Partido dos Trabalhadores (PT), através do vereador Ivo Fiorotti. Fazem parte da bancada também os vereadores Emílio Neto e Almiro Gherat – o Cebola. Fiorotti foi ao púlpito apresentar aos colegas vereadores e o grande público, um pouco da história de luta de Suzana. “A história dessa mulher, confunde-se com a história da ACADEF, referência em políticas públicas para as pessoas com deficiência.” O legislador lembrou do mais novo projeto da entidade, a construção da piscina terapêutica. “Suzana não tem filhos biológicos, mas é a mãe da ACADEF. Assim, gera a esperança de uma nova vida, com dignidade e oportunidades”, ressaltou.
A “Picucha acadefiana” agradeceu a homenagem, lembrando que sempre preferiu se manter nos bastidores da Associação, “para que o espetáculo ocorresse com magnitude”. “Estou aqui também pelo reconhecimento do trabalho exercido pela Associação, assim, agradeço a todos os acadefianos por essa oportunidade de representá-los hoje.” Também se “transformaram em picuchas”, Marlene Therezinha Rauber Beck (bancada do PTB), Marli Rocha (bancada do PMDB), Neiva da Costa Rocha (bancada do PSDB), Maria de Moura Horos (bancada do PDT) e Cecília de Fátima Couto dos Santos (bancada do PRB). Todas receberam um certificado e um buquê de rosas vermelhas.
MARCAS E LÍDERES DE CANOAS
A ACADEF foi uma das três entidades assistenciais mais lembradas da Pesquisa Marcas e Líderes, realizada pelos estudantes do curso de Comunicação Social da ULBRA, em Canoas. O troféu é oferecido pela Universidade Luterana do Brasil, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas e o jornal Diário de Canoas.
PARCEIRO AMBIENTAL
A contribuição dos projetos de educação e preservação ambiental foi reconhecida através do título de Parceiro Ambiental da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental de Canoas. A entrega foi realizada durante a Semana Municipal do Meio Ambiente reconhecendo o trabalho da Associação pela 4ª vez consecutiva.
PLACA DE MÉRITO REFAP
Reconhecimento pela participação da ACADEF no Sistema de Gestão da REFAP.
PRÊMIO FADERS DE RESPONSABILIADE SOCIAL
Reconhecimento pela atuação da ACADEF na execução de projetos sociais relevantes.
PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL
Mérito pela eficiência na realização de projetos sociais, categoria entidade filantrópica acima de 500 mil.
PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Mérito pela execução do projeto de educação ambiental Canoas que te quero Verde. Prêmio concedido pelo Instituto Latino-americano Borboleta Azul e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Top Ser Humano 2002 – Entrega do Prêmio
O CENTRO PROFISSIONAL ACADEF, ganhador do Prêmio Top Ser Humano 2000 e 2001 – ABRH-RS, é tri-campeão em 2002.
O Presidente da ACADEF, Jorge Cardoso, levantou o troféu mais uma vez, na festa realizada no Grêmio Náutico União. O case vencedor, este ano, foi o Mural Eletrônico – A Integração de Pessoas na Prática.
TOP SER HUMANO 2002
“Este prêmio é dedicado a todos aqueles que compartilham seu dia-a-dia fortalecendo nosso ideais”.
Para compartilhar esta conquista com os funcionários, parceiros e amigos da instituição, foi promovida no dia 22 de outubro, às 19h, nas dependências da ACADEF, uma festa que reuniu 120 pessoas. Na ocasião foi apresentado o case vencedor, com exibição do vídeo e depoimento da Gerente de Recursos Humanos sobre o instrumento de comunicação interna “Mural Eletrônico”.
Foram distribuídos botons com o selo comemorativo para todos os participantes do evento durante a recepção. Aos representantes dos contratos ACADEF foi entregue de lembrança, pelos fiscais de contrato e parceiros, um quadro com a mesma imagem do banner. Para homenagear os Acadefianos, o evento contou com o show do Roberto Carlos Cover. Após, a instituição ofereceu um coquetel para seus convidados.
ACADEF RECEBE O TROFÉU DESTAQUE SOROPTMISTA
Em cerimônia realizada no dia 26 de junho, no Canoas Tênis Clube, a Acadef recebeu o troféu “Destaque Soroptimista”, pela sua contribuição para a melhoria da qualidade vida da mulher. Este troféu é concedido pela organização Soroptimist International, que atua no mundo todo apoiando atividades que promovam a cidadania e a qualidade de vida.
No início deste ano a Acadef encaminhou um trabalho à organização destacando a participação da mulher em suas atividades, seja na área do trabalho, de benefícios, da capacitação e no convívio social, trabalho este que foi contemplado com o destaque.
O troféu foi recebido das mãos do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sérgio Zambiazi, que disse conhecer o trabalho da Acadef e estar grato por ter a honra de nos fazer a entrega do troféu. Lúcia Cunha também esteve representando a Acadef. O jantar ainda teve a presença de outras entidades destacadas e demais autoridades municipais e estaduais.
TOP CIDADANIA ABRH/RS 2003
Latinhas de alumínio vazias e garrafas PET estão garantindo o direito de ir e vir para pessoas com deficiência ou com capacidade de locomoção reduzida. Este é o projeto Latinhas Fazem Andar, uma parceria do Projeto Escola Recicla da VONPAR com a Associação Canoense de Deficientes Físicos – ACADEF, lançado em maio de 2002. O projeto, que já beneficiou gratuitamente 87 pessoas com o recolhimento de 468 mil latas de alumínio e garrafas de PET, é um dos ganhadores do prêmio Top Cidadania 2003 da Associação Brasileiras de Recursos Humanos (ABRH-RS).
Na sexta-feira, dia 21 de novembro, às 19h, foi realizada na sede da ACADEF (Rua Fernando Abbot, 100 – Canoas), o evento de confraternização da conquista do TOP Cidadania. VONPAR e ACADEF homenagearam os representantes das 60 organizações, autoridades e demais pessoas da comunidade que colaboraram com o projeto. Na oportunidade foram entregues mais três cadeiras de rodas e 4 muletas, beneficiando seis associados da ACADEF sem condições sócio- econômicas para aquisição destes. O evento contou com a participação do Grupo Vocal Encanto do Instituto Pestalozzi – projeto de inclusão através do canto coral, com alunos portadores de necessidades especiais, que apresentaram um “Pout pol rrit” anos 60. “Com a troca de latinhas por equipamentos, as organizações agregam à sociedade inúmeros benefícios, seja na redução do volume de lixo e proteção dos recursos naturais, como no exercício da solidariedade, cidadania e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz o gerente de Meio Ambiente da VONPAR, Luis Fernando Rockenbach, responsável pelo projeto.
“O projeto veio para suprir uma necessidade básica da pessoa com deficiência, através de uma ação solidária e de cunho ecológico. Assim, a entidade cumpre sua missão, garantindo à pessoa seu direito à liberdade, novas perspectivas e melhoria da qualidade de vida”, destaca o presidente da associação, Jorge Cardoso.