PIC promove empreendedorismo através de oficinas de artesanato
A vida de Leandro Mello da Silva, 37, cruzou com a ACADEF há exatos 19 anos. Ele, que nasceu com paralisia cerebral, teve seu diagnóstico logo após vir ao mundo e apesar de ter limitações, e necessitar de uma cadeira de rodas para se locomover, o seu contato com a instituição transformou o seu contexto.
Antes de conhecer a Associação, Leandro se limitava a sair de casa por medo do que o esperava do lado de fora e ao ser inserido no PIC – Programa Integral de Capacitação, adquiriu mais autonomia e aprendeu, com as oficinas ministradas, diferentes atividades. Residente na cidade de Canoas, ganhou gosto pela arte, principalmente pelo papel reciclado e artesanatos, os quais contribuíram para que ele trouxesse uma renda extra para sua família.
“O PIC me deu muita força, hoje eu ando por tudo e ajudo em casa com os trabalhos que aprendi. Faço arte em garrafas, tapetes e com palitos. Eu gosto de todas as oficinas, são muito boas!” informa com apreço o participante.
Um dos objetivos principais do programa, o qual recebe pessoas com deficiência, é instigar o empreendedorismo e a independência financeira, onde os alunos reaproveitam os ensinamentos, aplicando-os em seus cotidianos. A mãe de Leandro, Leila Mello, conta que a vida da família mudou após a inserção filho no PIC. “Ele mudou muito, evoluiu de uma maneira muito boa, nos auxilia financeiramente e é mais ativo” relatou Mello orgulhosa do progresso de Leandro.
Fiel à instituição, o aluno segue com dedicação ao programa que tanto lhe trouxe alegrias, pondo em prática tudo o que aprende. Dentro do PIC, o aluno foi inserido, socializado, qualificado, compreendido, e trazer benefícios para o destino dos participantes é um anseio, que com muito esforço é construído dentro de cada jornada.