Desbravando desafios, encontrei a felicidade.
Deficiente físico, Xader Correa, 21, ficava horas em casa sem muitas atividades para passar o tempo. Pois a Parapasia Espástica, que atinge os membros inferiores na disfunção dos nervos, o impedia de caminhar.
Ao observar a Kombi da ACADEF que buscava sua vizinha, também deficiente, para o PIC, Correa tomou sozinho a iniciativa e quis participar assim como a amiga. Com 14 anos, Xader começou a frequentar as aulas e oficinas do Programa Integral de Capacitação, e sentiu que ali havia encontrado o seu lugar. “Eu lembro que foi sensacional, eu interagia muito com o pessoal, que são hoje praticamente minha segunda família”.
Correa permaneceu no PIC por três anos e a rotina ao lado dos colegas era animada, porque a alegria habitava as aulas semanais. Porém, teve que se afastar, e com sua saída do programa, retornou aos estudos e começou a trabalhar informalmente. Mas o desejo de ter uma carteira assinada o incentivou retornar à ACADEF. Voltar para a Associação, com o intuito de realizar o objetivo que tanto queria, o fez conquistar uma vaga para o Programa Aprendiz, oportunidade que lhe proporciona experiência e formação profissional.
Agora em uma nova etapa em sua vida para o futuro, o jovem pensa prosperar no trabalho e continuar os estudos. A estadia no PIC ainda deixa rastros no caminho trilhado por Xader, que com apreço guarda os momentos que viveu ao lado dos amigos que fez.
O programa o levou a desbravar mundos que ainda não havia explorado, o despertando para uma vida nova. Assim como conta que antes não saia de casa e se privava de muitas coisas, hoje ele relata o quanto seu destino mudou e ainda vai mudar.