Podcast – 8° EPISÓDIO

ROTEIRO DO 8° EPISÓDIO DO PODCAST ACADEF:

Como funciona o setor de Serviço Social da ACADEF

Renata: Olá a todos, eu me chamo Renata Ramos e este é mais um episódio do podcast da ACADEF. Hoje, eu vim conversar com a equipe de Serviço Social da Associação, que vai falar um pouco sobre como funciona o trabalho desta área dentro da instituição.

Renata: Dou as boas-vindas à gestora do setor, Sabrine Faller.

Resposta Sabrine: Oi, pessoal!

Renata: E às Assistentes Sociais, Alessandra Porto

Resposta Alessandra: Oi, pessoal!

Renata: E Bruna Paz…

Resposta Bruna: Olá!

Renata: E agradeço a disponibilidade para participarem deste episódio.  Esperamos que os nossos ouvintes possam ter mais informações sobre a ACADEF através do podcast, então já vou começar perguntando para a Sabrine, o que a ACADEF faz na área de assistência social?

Resposta Sabrine: Bom, Renata, primeiro eu vou agradecer essa oportunidade da nossa equipe de estar participando deste podcast, é a nossa primeira vez, mas vamos lá! A ACADEF ela é uma instituição de assistência social, né? O perfil de atendimento dela é a pessoa com deficiência, então além dos atendimentos da pessoa com deficiência, a gente também tem o trabalho da garantia e direito, e a defesa do direito das pessoas com deficiência. Esse é o nosso principal mote. Para que isso aconteça a gente tem várias ações e projetos dentro da ACADEF nas mais diversas áreas. A gente tem aqui a parte da inserção no mercado de trabalho, com aprendizagem profissional. A gente tem o Programa Integral de Capacitação que trabalha com pessoas com deficiência física, com oficinas de artesanato, música, bocha adaptada. Nós temos o grupo de mulheres que faz um trabalho de grupo operativo, também trabalha com o artesanato. Enfim, a gente tem “N” atividades aqui voltadas para as pessoas com deficiência. Ah, e também temos o grupo psicopedagógico de atendimento de crianças que são encaminhadas pela rede municipal de ensino. Então, as atividades da área da assistência são essas, fora o atendimento da ponta das assistentes sociais que estão aqui diariamente atendendo os nossos beneficiários.   

Pergunta 2 Renata: É nítido como a Assistência é importante para os beneficiários atendidos. Como a ACADEF desenvolve os seus programas e projetos dentro desta área? De que maneira isso é possível?

Resposta Sabrine: Assim, o que que a gente planeja…Vê conforme as demandas, as necessidades dos nossos beneficiários, entra em uma conversa, surgem sugestões, e a gente faz o planejamento dos projetos para atender essas demandas. Como nós somos uma instituição de assistência, a gente trabalha muito com parcerias, tanto com o público e o privado, e também a participação em editais. Saem os editais, a gente faz uma busca ativa e insere os projetos nesses editais. Então, é dessa forma que a gente faz o nosso planejamento dentro da área das ações, dos projetos, enfim.

Pergunta 3 Renata: Alessandra e Sabrine, muitas pessoas tem o interesse de ingressar nos nossos programas e projetos, então quem pode participar e como fazer para participar?

Resposta Alessandra: Então, para poder participar dos projetos, o nosso público-alvo a princípio é a pessoa com deficiência, mas a gente também atende as famílias dessas pessoas com deficiência. Tem que estar inserido na ACADEF. Pacientes que ingressam na parte da reabilitação física, intelectual ou auditiva.

Resposta Sabrine: Eu acho interessante comentar que também a questão de, muitas vezes, a demanda espontânea. A pessoa ouviu falar da ACADEF, sabe de algum projeto, alguma ação e ela vem pra cá. Mesmo que ela não tenha horário agendado, ou já tenha cadastro aqui na ACADEF, as assistentes sociais fazem o atendimento. Atendem essa pessoa, identificam a demanda, fazem orientações, fazem os encaminhamentos. A parte do ingresso, ela sai em todas as pontas, às vezes é um encaminhamento interno, às vezes é a rede que nos encaminha e tem aqueles espontâneos que chegam com as suas demandas e as assistentes sociais fazem os encaminhamentos.

Resposta Alessandra: A rede do município é bem ativa para encaminhar os beneficiários pra gente, então a gente tem bastante contato. A gente tá ampliando agora também para outros municípios mais do entorno, para poderem participar dos nossos projetos também, encaminhamento é feito através da rede.

Resposta Sabrine: É bem importante, é uma articulação muito boa que a ACADEF tem. As meninas como as técnicas da instituição, fazem essa articulação muito bem com a rede, então tem uma comunicação muito boa e uma troca muito boa com a rede, e muitas pessoas também ingressam dessa forma conosco. 

 Pergunta 4 Renata: No programa aprendiz, por exemplo abrem vagas e a ACADEF faz essa divulgação?

Resposta Sabrine: Isso, a comunicação aqui da instituição ela atua como uma grande parceira nossa também para fazer esse chamamento. Dependendo do projeto, a gente faz essa articulação com a comunicação e a comunicação faz a divulgação pra nós, fazendo o chamamento para o projeto “A, B ou C”.

Pergunta 5 Renata:  Bruna, pelo o que vocês acompanham no dia-a-dia deste setor, qual o impacto, na visão de vocês, deste serviço na vida das pessoas com deficiência atendidas pela ACADEF?

Resposta Bruna: Tem um impacto de maneira positiva na vida da pessoa com deficiência, através dos nossos atendimentos, como visita domiciliar, entrevistas com a escuta qualificada, identificamos as demandas dos usuários e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Então, a gente identifica essas necessidades básicas, e encaminhamos para as redes, assim a gente contribui na vida da pessoa com deficiência, possibilitando o acesso às informações, aos usuários e suas famílias, como também contribuindo para a reparação de dados dos direitos velados para a preservação da integridade, a melhoria da qualidade de vida e construção de contextos inclusivos.

Pergunta 6 Renata: A ACADEF encaminha cestas básicas, alimentos, para os nossos beneficiários, como isso funciona?

Resposta Sabrine: A gente tem o programa BoAção, que são algumas famílias que são acompanhadas, na pandemia, agora, teve um agravamento da questão da vulnerabilidade, então a gente tem esse projeto, que o primeiro passo é uma avaliação social, e elas fazem uma conversa, uma entrevista e identificam as necessidades e aí a gente insere a pessoa nesse programa.

Resposta Bruna: Sempre é feita essa escuta qualificada para entender a demanda do usuário, às vezes, faltam informações.

Resposta Alessandra: Às vezes, aquela demanda espontânea que surge, é bem espontânea mesmo, foi naquele momento que aquela família se desorganizou, eles nos buscam para podermos auxiliar. Então, quando Bruna fala dessa demanda da escuta qualificada, é pra gente poder entender, poder direcionar ela pro seu município também. Pela ACADEF atender vários municípios a gente tem articulação com toda a rede assistencial, então a gente consegue fazer esse encaminhamento.

Resposta Sabrine: O trabalho que a Bruna tem feito dentro deste período da pandemia, não é só a questão de a pessoa vir aqui e sair com a sua cesta, ela sempre faz um acolhimento, então não é só doar a cesta e tá tudo bem, não, ela sempre faz o acolhimento, sempre vê como que está a situação daquela pessoa, daquele beneficiário, daquela família e se necessário ela faz uma retomada, pra fazer um acompanhamento bem efetivo mesmo. Nesse período foi um diferencial da pandemia, porque surgiram várias demandas que a gente não tinha e aí se viu essa necessidade de fazer esse acompanhamento mais de perto. Se a Bruna não está, como elas são as técnicas, a Alessandra faz esse atendimento. O serviço social está sempre acompanhando as famílias de perto.

Renata: Chegamos ao fim da nossa entrevista, mas através deste questionário gostaríamos de não apenas sanar as dúvidas de nossos beneficiários, mas também de esclarecer sobre como funciona o Serviço de Assistência Social na ACADEF.

Renata: Agradeço à equipe de serviço social da ACADEF e convidamos vocês a acessarem o nosso site e conhecerem um pouco mais dos nossos serviços em: www.acadef.com.br  

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais:

icone facebook icone instragram icone youtube