A vida sempre traz oportunidades
Em uma visita do projeto ‘Cuidar’ realizada por Jair Silveira, Lucas Torres Cardoso, 34, ficou sabendo da existência do PIC – Programa Integral de Capacitação da ACADEF e resolveu aceitar o convite do ACADEFIANO para conhecer a instituição.
Desde o seu primeiro contato com o PIC, Torres se identificou com as oficinas disponibilizadas e gostou de produzir artesanatos, levando a arte para a sua rotina em casa. Lucas possui distrofia muscular, e a patologia afetou sua locomoção, por isso, ele também recebeu da ACADEF uma cadeira de rodas que é disponibilizada em convênio com o SUS.
Segundo o aluno, a sua inserção no PIC fez com que ele possuísse mais independência e visitasse sozinho diversos lugares da cidade com o objetivo de se entreter. Tímido por natureza, ele fez muitos amigos no programa, que tornavam suas horas de oficinas muito mais alegres.
A dedicação de Lucas era tão grande com o PIC que recentemente ele foi convidado a participar do projeto ‘Criar e Vestir Cidadania’, realizado na associação. Onde alunos com deficiência praticam aulas de Sublimação (estamparia). A felicidade é perceptível no rosto do aluno, mas a saudade do PIC é grande, pois ele serviu de base para que Torres pudesse evoluir seu potencial e participar de outras oportunidades que irão agregar para a sua qualidade de vida.
Ver o progresso do aluno Lucas é uma vitória, porque em meio às adversidades ele conseguiu se destacar e investir no seu bem-estar e independência. São relatos como o dele que marcam as páginas de sucesso do PIC, e servem de exemplo e motivação a outras pessoas.