A inserção transformou a vida de Rodrigo
Rodrigo Barboza,34, ao nascer foi diagnosticado com paralisia cerebral, prejudicando parte funcional do corpo e afetando sua mobilidade.
Com limitações na locomoção e fala, ele se mostra sempre de bem com a vida. A sua chegada na ACADEF se deu através da força de vontade da mãe, Roselene Barboza, que tinha a intensão de inseri-lo socialmente através do Programa Integral de Capacitação.
O PIC deu ao aluno uma visão de mundo e o incluiu junto aos outros participantes. O convite para participar do programa veio de Jair Silveira, ex voluntário da ACADEF que informou à Roselene que o PIC daria ao seu filho a oportunidade de interação e inclusão com diversas pessoas. Com a convivência nas atividades das oficinas ao lado dos colegas, Rodrigo se auto afirmou e passou a ter mais independência tanto dentro como fora de casa.
Este tipo de evolução era o que a mãe procurava para o filho e vê-lo feliz deste jeito, transborda de alegria o seu coração. O resultado do programa na vida de Barboza é o reflexo de que a inclusão é possível, além disso, hoje ele pode apreciar das oficinas oferecidas e aprender novas atividades que lhe proporcionaram conhecimento.
Construir novos caminhos, com inclusão e igualdade é o que o PIC faz na vida de seus alunos, que progridem dentro de seus limites e conhecem um outro mundo, onde a inserção transforma suas vidas, através da convivência, oficinas de informática, papel reciclado, artesanato, passeios, cidadania e troca de experiências.