Cristiano Torme tem evoluções após recomeço e ajuda do serviço de reabilitação da ACADEF
08/02/2024Em meados de 2019, Cristiano Torme, 42, sofreu um acidente ocasionado pela queda de um Eucalipto, enquanto efetivava mais um dia de trabalho. Devido à gravidade do incidente, ele acabou ficando 4 meses em coma induzido, e sem expectativas de melhora, de acordo com os médicos.
Com a ajuda dos profissionais e sua dedicação, Cristiano conseguiu ser estabilizado, passando pelo procedimento de traqueostomia e por cirurgias para a colocação de pinos na coluna e dreno no cérebro. Ao receber alta e ir para casa, o morador de Sapiranga, se deparou com uma nova realidade, pois agora estava em uma cadeira de rodas e com problemas de audição, diversidades essas que somadas a outros conflitos, acabaram o deixando triste. “Fui casado por 11 anos, mas após meu acidente, o relacionamento acabou. Tive problemas com uma cuidadora e conversava com uma pessoa através de um aplicativo. Certo dia, perguntei se ela cuidava de mim e ela prontamente veio me buscar”.
Ilda Rillo Gomes foi um anjo na vida de Cristiano, pois o ajudou e o incentivou a melhorar cada vez mais. “Eu disse para ele vir e fazer um teste, ele chegou na minha casa em 15 de abril de 2022 e está comigo até hoje. Foi um grande encontro, agradeço a Deus por isso todos os dias. A partir dessa mudança, corremos para que ele iniciasse a reabilitação e logo ele veio para a ACADEF”, revelou a companheira.
Há quase um ano em reabilitação na Associação, Cristiano é exemplo de evolução, pois se dedica e segue com fervor as recomendações indicadas durante as consultas. “Quando eu vim para cá, era bem complicado, eu não levantava o tórax, não conseguia fazer muitas atividades. Depois, ganhei meus aparelhos auditivos aqui, voltei a escutar e na fisioterapia, sempre era incentivado a ficar de pé, fui ganhando confiança, ficava um minuto, logo comecei a fazer sozinho em um espaldar que fizemos em casa, e recebi um presente de Natal, porque na fisioterapia consegui voltar a caminhar. Eu me sinto outra pessoa, só tenho gratidão em meu coração. O que aconteceu comigo foi uma lição de vida, recomecei do zero”.
Cristiano encontrou muitos percalços em seu caminho, mas recebeu ajuda, se dedicou, iniciou uma nova vida e agora colhe as recompensas de seu empenho. A ACADEF se realiza quando contribui para a trajetória de seus pacientes e compartilha de suas vitórias diárias.
Texto e foto: Renata Ramos