A força da amizade
Paulo José Santos, 32, está há oito anos na ACADEF. Sua chegada foi diretamente no PIC – Programa Integral de Capacitação, após ter sofrido um acidente de trânsito que o deixou com sequelas severas.
Enquanto dirigia sua moto, Paulo foi atingido por outro veículo e desde então sua vida nunca mais foi a mesma. O impacto acabou prejudicando o lado esquerdo do corpo de Santos que hoje depende de uma cadeira de rodas para se locomover e possui dificuldades na fala.
Através do PIC, o aluno passou a ter mais contato com outras pessoas e ele informa que gosta de participar de todas as oficinas, pois na Associação têm atividades que preenchem a sua rotina, além de adorar conversar com os colegas do programa. Um fato que marcou a temporada de Santos no PIC e que ele lembra emocionado, é o da perda de sua mãe, onde todos os amigos da ACADEF o acolheram e lhe deram força para superar este momento.
O aluno é esforçado e apesar das limitações, procura participar das oficinas como pode. O PIC é uma presença importante no seu dia-a-dia e que também o auxilia a ter socialização e mais mobilidade com a ajuda das tarefas. Além do programa, a maior paixão da vida de Paulo é o filho de oito anos, por quem ele não mede palavras para falar sobre.
Santos é grato por tudo o que a ACADEF faz por ele através do PIC, mas principalmente no convívio com os amigos que fez e ao destino que fora completo a partir de sua entrada no programa. O caminho percorrido pode não ter sido como desejado, mas o importante é ter ao lado pessoas e programas como o PIC que contribuam para o seu melhor.