Os benefícios da hidroterapia

Os benefícios da hidroterapia

 

Inaugurada em 2011 a piscina adaptada para o tratamento dos pacientes com deficiência e, além dos atendimentos individuais de fisioterapia aquática, recebe grupos de 3° idade para ginástica na água.

O profissional de educação física Alex Lopes, 40 anos, o qual está trabalhando com um grupo de pacientes, revela os benefícios da terapia nesta modalidade. “A água facilita a execução dos movimentos por simular um ambiente com pouca gravidade, assim evitando o impacto nas articulações em relação ao tratamento no solo“, destaca Lopes.

O educador físico também explica que o treinamento resistido que tem como principal fonte de resistência a própria água, promove um efeito acelerador na reabilitação em razão de trabalhar todas as articulações de maneira tanto global quanto localizada.

Já o fisioterapeuta e gestor do Centro de Reabilitação Jivago Di Napoli, informa que são realizadas sessões na piscina em pacientes que envolvam problemas reumáticos, neurológicos, AVC, paralisia cerebral, entorses, fraturas, entre outros traumas de ordem ortopédicos e, principalmente casos de pós-operatórios.

“Os atendimentos são realizados em conjunto com os profissionais de fisioterapia e o educador físico. A ACADEF é referência em reabilitação física para 23 municípios. A piscina de hidroterapia da associação é disponível a receber pacientes para tratamento via SUS”, finaliza Di Napoli.