Nova tecnologia garante autonomia e maior independência

 

Adaptação foi necessária para Djenifer conduzir sua cadeira motorizada

A cadeira de rodas do tipo motorizada é um equipamento que auxilia pessoas que não conseguem utilizar nenhum tipo de cadeira de rodas de propulsão manual. Ela é equipada com um motor elétrico de propulsão, permitindo que estes indivíduos sejam capazes de conduzir sua própria cadeira de rodas e, assim, alcançar um nível significativo de mobilidade, autonomia e independência em seus deslocamentos.

A cadeira motorizada também pode receber adaptações para casos de média e alta complexidade, como o da menina Djenifer Rodrigues, residente da cidade de Sapiranga, que precisou adaptar em seu equipamento com um controle de joystick temporomentoniano. A cadeira passa a ser conduzida através da cavidade bucal ou o maxilar inferior, em razão da lesão ter comprometido seus membros superiores.

Segundo os pais, o aparelho será fundamental para sua filha, pois agora ela poderá se locomover até escola com mais independência. “Nossa filha é muito inteligente e se adaptou rápido com equipamento. Ela está muito feliz com sua cadeira nova. Na escola onde ela estuda é a única que usa cadeira de rodas e está ansiosa em leva-la para casa”, comenta os pais.

A Djenifer é muito dedicada e super capaz em nos dizer sua percepção corporal espacial quase precisamente. Aos 2 anos de vida um tumor cerebral condicionou a perda total dos movimentos a partir do nível de seu pescoço. A cadeira motorizada associada a acessórios de tecnologia assistiva como este joystick são fundamentais para casos como o da Djenifer. Logo que liberada pelo médico fisiatra, ela já se saíra muito bem nos treinos da terapia ocupacional, destacando-se mesmo entre adultos com condições físicas melhores que a dela! Podemos dizer que tivemos sucesso acima do esperado com ela. Claro que a cadeira é só um dispositivo e precisa ser ajustado, mas aos poucos aqueles: “mãe me leva até ali? … logo se transforma num:  “Tchau pai, tchauzinho mãe, vou brincar com minhas amigas e volto depois! ”, não tem preço! (boa sorte Djenifer!)

Para solicitar a cadeira de rodas motorizada e outras tecnologias, conheça o relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), clicando no link abaixo. O relatório aponta as normas para aquisição do equipamento.

http://www.acadef.com.br/img_cadeiras/Relatorio_CadeiradeRodasMotorizada_FINAL.pdf

Nova tecnologia garante autonomia e maior independência