WORKSHOP – ALINHAMENTO ORTO-PROTÉTICO

A importãncia do alinhamento de órteses e próteses para a saúde biomecãnica

INOVAÇÃO NO SUS – ACADEF UM PASSO A FRENTE, NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

Garantir ao paciente o máximo de conforto no uso de sua prótese ou órteses, permitir agilidade e precisão aos técnicos e profissionais na entrega de serviço tão íntimo quanto funcional e elevar a qualidade de atendimentos para todas as pessoas, inclusive aos colaboradores, um trabalho digno com através do uso de uma ferramenta tão moderna. Esta é a inovação, que por meio da impregnação tecnológica a ACADEF irá lançar, inclusive para pacientes do SUS, usuários da Associação. Confira!

Além de possibilitar maior nível de mobilidade e independência, a plataforma L.A.S.A.R 3D (Laser Assisted Static Alignment Reference), desenvolvida pela fabricante alemã, a Ottobock, é a primeira do Brasil em instituição do SUS e a única deste modelo no Rio Grande do Sul, a ser utilizada para o preparo de órteses ou próteses para amputados e nascidos sem um dos membros, também exclusivamente para usuários do SUS.

De acordo com o Gestor de Serviços de Saúde da Acadef, Jivago Di Napoli, a plataforma irá ampliar a qualidade de vida de nossos pacientes, missão da Acadef desde sua fundação, há
35 anos. “Usando o L.A.S.A.R. é possível alcançar o alinhamento da prótese com perfeição. Ao ‘scanear’ o paciente, que é colocado em pé sobre uma plataforma de medição, o dispositivo registra as forças verticais e horizontais de reação ao solo e os pontos de torção”, explica Di Napoli.

Segundo o representante da multinacional alemã, Sr. Emerson Bovo, gerente de cuidados médicos da Ottobock, a nova versão, agora 3D, permite que as imagens registradas por quatro câmeras, duas laterais e duas frontais, sejam transferidas para um tablet, no qual os esforços são medidos com linhas milimétricas. As imagens podem ser salvas junto com os resultados da medição e comentários do técnico ortopédico, permitindo comparações com registros anteriores e gerando uma documentação para acompanhamento no futuro, junto ao prontuário do paciente.
Para os técnicos do LABOTEC, a oficina ortopédica da ACADEF, que até então realizavam todo processo manualmente para o alinhamento perdendo aproximadamente 40 minutos entre colocação e ajustes, agora, com a nova tecnologia o procedimento diminui para 15 minutos e o diagnóstico para alinhamento é emitido pelo dispositivo com precisão. Erros e retrabalhos ao confiar apenas no olho humano não ocorrerão mais, pois as forças invisíveis da gravidade agora são fantasmas expostos com linhas projetadas em tempo real.

Durante dois dias, profissionais técnicos dirigentes nesta área, tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e renovar a prática na reabilitação de amputados e usuários de órteses, sob a orientação da ministrante, representante da Ottobock, Eula Rodrigues. O conteúdo passa agora a ser aplicado e ter os próximos 12 meses de aperfeiçoamento com a ferramenta.

Os serviços da ACADEF são disponíveis para empresas que desejarem trazer os pacientes para consulta com o L.A.S.A.R 3D, recebendo assim com mais qualidade os clientes particulares.

Compartilhe em suas redes sociais