imagem menu

ACESSIBILIDADE: A- | A+
 
imagem da fachada

Centro de Reabilitação e Inclusão

É um local vocacionado para a resolução da recuperação, reabilitação e habilitação clínica e socioprofissional das pessoas com deficiência, implicando na intervenção de uma equipe multidisciplinar.
Surge como um espaço especializado para responder às necessidades de apoiar de maneira humana e cientifica, todo o processo de recuperação das pessoas com funcionalidade reduzida devido a uma doença ou traumatismo.

O diferencial do modelo desenvolvido pela ACADEF é o trabalho focado na inclusão, integrando as ações sócio assistenciais e clinicos, com serviço de apoio a reabilitação. Assim, o reabilitando tem, em um só local, todos os serviços que vão promover a sua reabilitação e inclusão.

HABILITAÇÃO DA ACADEF

A ACADEF está habilitada a atender os Serviços de Referência em Medicina Física e Reabilitação de média e alta complexidade, em procedimentos ambulatoriais, para diversos  municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com as habilitações abaixo:

  • Resolução nº 035/09, de 18 de março de 2009, da Comissão Intergestores Bipartite/RS;

  • Portaria MS/SAS nº 222, de 03 de julho de 2009 que habilita a Unidade Prestadora de Serviços – UPS;

  • Resolução nº 024/09, de 13 de julho de 2009 do Colegiado de Gestão Regional – COGERE da 1ª CRS.

  • Adequação as normas da Portaria 818 do Ministério da Saúde (SUS) e Artigo 317, inciso I da IN/SRP no.3 de 14/07/05, PNAS/SUAS/Ministério do Desenvolvimento Social.

  • Portaria GM 793 de 24 de abril de 2012.

  • Portaria SAS/GM 1356 de 02 de dezembro de 2013.

  • Portaria GM/MS 3009 de 10 de dezembro de 2013.

  • PROCEDIMENTO CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA NA TABELA DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS NÃO RELACIONADOS AO ATO CIRÚRGICO DO SUS.

DIFERENCIAL DA ACADEF

O diferencial do modelo desenvolvido pela ACADEF é o trabalho focado na inclusão, integrando as ações da recuperação clínica com os serviços assistenciais de apoio à reabilitação. Assim, o paciente/reabilitando tem, em um só local, todos os serviços que vão promover a sua plena reabilitação e inclusão, gerando cidadania.

 

REABILITAÇÃO

No Programa de Reabilitação Física a pessoa lesionada tem a chance de recuperar no maior grau a sua capacidade física, capacitando-se para retornar às suas rotinas sociais e profissionais.

O tratamento de saúde compreende a ação de profissionais especializados, encaminhamentos para exames e a concessão de tecnologia assistiva (órteses, próteses e equipamentos de mobilidade), necessárias à plena reabilitação dos pacientes.

SERVIÇOS

O Programa de Reabilitação executa os seguintes serviços:

  • Fisioterapia Adulto;

  • Fisioterapia Pediátrica (de zero a doze anos);

  • Fisiatria;

  • Psicologia;

  • Fonoaudiologia;

  • Enfermagem;

  • Hidroterapia;

  • Nutrição;

  • Terapia Ocupacional;

  • Avaliação e acompanhamento social;

  • Atividades de educação física;

  • Arte-terapia;

  • Prescrição e fornecimento de órteses, próteses e equipamentos de mobilidade (através da tabela SUS).

PROCEDIMENTO PARA INGRESSO

MUNICIPAL - CANOAS: Obter um encaminhamento médico do atendimento desejado nas Unidades Básicas de Saúde ou hospitais e aguardar autorização de sua vaga, a qual será comunicada por telefone, através da Central Municipal de Agendamentos.

ESTADUAL - para 1ª e 2ª CRS (clique aqui para saber se o seu município faz parte da nossa área de cobertura): Comparecer na Unidade Básica de Saúde e obter a prescrição do atendimento. Após, encaminhar o pedido na Secretaria Municipal de Saúde. Os municípios referenciados deverão encaminhar os pedidos para atender os pacientes/reabilitandos através do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Programa de Assistência Complementar (DAHA/PAC) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O contato pode ser feito através do telefone: (51) 3288-5934. Mais informações pelo telefone da ACADEF (51) 3466-9621, ramais 239 ou 234, ou ainda pelo e-mail: gestaosaude@acadef.com.br.

HIDROTERAPIA

A hidroterapia é um complexo de equipamentos que tem múltiplas funções, como a de tratar doenças das mais variadas áreas da reabilitação. Desde a ortotraumatologia - como fraturas e pós-cirúrgicos graves, como traumatismos craneanos, doenças reumatológicas, artrites reumatóides, enfim, doenças que incapacitam fisicamente de maneira grave, auxiliando principalmente casos neurológicos.
Os benefícios da água derivam do empuxo e da pressão hidrostática, da mesma forma que ela levanta navios de toneladas, facilita o tratamento, aliviando o estresse sob as articulações e permitindo que se realize movimento com forças gravitacionais reduzidas. Desta forma as atividades que não sustentam peso podem ser iniciadas na água antes de serem possíveis no solo. Saiba mais

Estágio de Fisioterapia - convênios com universidades:

A ACADEF está com vagas abertas para convênios junto a universidades para que os alunos do curso de fisioterapia possam realizar estágio curricular na Associação. O objetivo principal é a formação dos acadêmicos e a troca de experiências tecnocientíficas de cunho acadêmico/profissional.

Os acadêmicos participam do convênio, podendo atender e aprender com pacientes de diversas áreas de concentração da fisioterapia. Os alunos, divididos em turmas semanais, realizam suporte de tratamento aos pacientes da ACADEF, acompanhados por seus professores e mediados pelos profissionais da Reabilitação da entidade.

 

Conheça a galeria de imagens do Centro de Reabilitação,
clique na imagem abaixo.

 
imagem galeria de fotos
 
 
imagem colorida 13 imagem colorida 14 imagem colorida 15
 
ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos
Rua Fernando Abbot, n.º 100-Bairro Nossa Senhora das Graças- CEP 92.025.330
Canoas / RS - Fones:(51) 3466.9621 / 3466.9723 - E-mail: acadef@acadef.com.br
Resolução Mínima de 1024x768 - © 2001 - 2012. Todos os direitos reservados.