Aumenta a acessibilidade em Canoas com Taxi Adaptado

Cadeirantes de Canoas agora contam com transporte especial para eles. O Taxi adaptado tem uma rampa no porta-malas, onde o cadeirante entra, a cadeira fica presa com cinto de segurança e a pessoa é locomovida com conforto e segurança.

O diretor da Diretoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Canoas, Jair Silveira, que é cadeirante, conta que no início do ano quando assumiu o cargo, melhorar o transporte da cidade para pessoas com deficiências era uma das metas. Os ônibus já eram adaptados com os elevadores, mas ainda faltava o taxi capaz de transportar essas pessoas.

Após mais de 9 anos lutando por esse direito, finalmente ele foi conquistado. Hoje o município conta com apenas um Taxi do projeto piloto, mas é esperado o aumento da frota já para o começo de 2018. De acordo com Jair, aqui em Canoas o ideal seria 10 taxis adaptados.

Silveira afirma que esse projeto vai facilitar muito a inclusão e a mobilidade da pessoa com deficiência física, “ele proporciona diretamente a pessoa usuária em cadeira de roda que depende de um horário diferenciado, que não tenha ônibus naquele horário, para ele sair de Canoas, finais de semana e alguma emergência que não pode esperar o ônibus”, cita Jair.

O taxi não atende apenas cadeirantes e o preço é o mesmo dos taxis comuns, sendo contado a partir do momento da partida. Ele fica no posto da ULBRA, mas basta ligar para o número (51) 98924 -7677, que o motorista vai até o local onde o cliente está.

Share